Você conhece o Bairro Cabral em Curitiba?


mapa-cabral

Seguindo pela Avenida João Gualberto em direção ao Norte, chega-se ao Cabral, bairro vizinho do Juvevê e também do Hugo Langue, Bacacheri, Boa Vista e Ahú.

O bairro, a 3,3 km do Marco Zero no Centro, seguiu a mesma linha de desenvolvimento do Juvevê a partir da implantação da Estrutural Norte e dos eixos de transporte urbano na década de 70. As vias principais atraíram empreendimentos residenciais de porte, comércio e serviços de todos os gêneros. Vale lembrar que o bairro abriga um dos grandes terminais de transporte público da cidade, o Terminal Cabral.

A história de Curitiba revela que o bairro ganhou esse nome graças à família França, que no século XIX doou o terreno onde foi erguida a Igreja do Cabral, uma das referências da região.

Antes de se tornar um importante e populoso bairro residencial, o Cabral era região de fazendas e ficava fora dos limites da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

A partir do início do século XX, concentrava famílias de imigrantes alemães e italianos, em torno dos negócios gerados pela extração e venda de madeira e mate. O acesso ao Caminho da Graciosa, que era a estrada para o litoral, impulsionava os negócios da região do Cabral e de seu vizinho bairro Juvevê.

A Igreja do Cabral tornou-se pólo de todos os acontecimentos importantes do bairro a partir dos anos 1900. Grandes festividades da comunidade aconteciam na igreja e em torno dela. Na década de 40, com a fundação do Graciosa Country Club – o mais exclusivo clube da cidade – o bairro ganhou ainda mais importância entre as famílias tradicionais de Curitiba.

Outros marcos do bairro são o campus do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná e o prédio do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), instalado em 1974.

O Cabral, com 2,04 km2, conta hoje com população de cerca de 12 mil pessoas. Seus moradores são bem servidos: há mais de 200 pontos de comércio e outros 400 de serviços, três praças, supermercados e escolas, além de possuir edifícios residenciais de bom padrão e muitas residências.

Dados do bairro

Área (m²): 2.040.000,00
População Total: 11.720
Comércio: 229
Indústrias: 64
Serviços: 418
Área Verde (m²): 131.755,23
Área Verde por Habitante (m²): 11,24
Domicílios: 4.807
Distância do bairro ao Centro (Marco Zero): 3.324 m
Hospitais: 01
(Instituição de saúde: Instituto de Geriatria e Gerontologia do Paraná)
Jardinetes: 03
Praças: 03
Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Dados de 2000 a 2006.
Anúncios

Um comentário sobre “Você conhece o Bairro Cabral em Curitiba?

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s