Mossunguê ou Ecoville?


Para os habitantes mais antigos e tradicionais, é o Mossunguê. Para os moradores mais recentes, atraídos pela explosão imobiliária dos anos 90, o bairro é Ecoville. No mapa, a nomenclatura oficial do bairro vizinho ao Campina do Siqueira, Orleans, Campo Comprido e Santo Inácio, é Mossunguê.
Localizado a Oeste da cidade, ainda com muitas áreas verdes, mas cada vez mais urbanizado, o Mossunguê é um dos bairros que mais tem se desenvolvido e valorizado nas duas últimas décadas. Muito por conta da abertura da via Conectora 5 e respectivos eixos de tráfego e de transporte coletivo, no final dos anos 70 e início dos 80, que impulsionou a ocupação e a valorização imobiliária.
O mercado criou a grife Ecoville para batizar o eixo de majestosos edifícios residenciais que ocupam parte do bairro, ao longo das principais avenidas. O Ecoville acabou funcionando, nos anos 90, como extensão natural do chamado Champagnat, outro eixo de espigões de alto padrão, localizado no Bigorrilho. A quantidade de lançamentos imobiliários residenciais alavancou também o comércio do bairro.
A região sempre foi marcada pelo desenvolvimento rápido, mesmo antes do surgimento do Ecoville. Desde o século XVIII, por estar às margens do antigo Caminho do Mato Grosso – único acesso aos Campos Gerais e Norte do Estado – o local experimenta fases de evolução. Houve o ciclo da exploração mineral, gerando a instalação de armazéns, entrepostos e pousos para os viajantes, e o dos tropeiros, levando gado.
Com as primeiras famílias que habitaram a região vindas do Piemonte, na Itália, surgiu também a devoção a São Grato, padroeiro da agricultura e da lavoura.

Dados do bairro

Área (m²): 3.381.000,00
População Total: 5.626
Comércio: 359
Indústrias: 73
Serviços: 263
Área Verde (m²): 998.750,81
Área Verde por Habitante (m²): 177,46
Domicílios: 2.078
Distância do bairro ao Centro (Marco Zero): 5.718 m
Jardinetes: 04
Praças: 02

Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Dados de 2000 a 2006.

Anúncios

Um comentário sobre “Mossunguê ou Ecoville?

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s