O valor de um imóvel!!! Como calcular???


Preço

Na prática, o valor de um imóvel é expresso basicamente pela multiplicação de sua área útil pelo preço do metro quadrado definido pelo mercado imobiliário para a região onde ele está situado.

Com mais precisão, chega-se à composição do valor de um imóvel novo pelo custo do terreno e da obra, pela área que ocupa, por sua destinação e por suas qualidades, em que se incluem a localização, a construção, o acabamento e as benfeitorias. A tudo isso se soma, claro, o ganho de quem o construiu e vendeu.

Em geral, o “custo” da área útil (a quantidade de metros quadrados apenas da unidade habitacional, sem contar as áreas comuns, como elevadores, hall social e lazer) é a informação que interessa na hora da compra. Isso apesar de, obviamente, o custo de todos aqueles equipamentos estar incluído “no pacote”. Mesmo porque não é possível adquirir um apartamento sem que se leve de quebra para casa também a área comum.

Valorização e depreciação

Passa o tempo, e a casa, o apartamento ou o terreno que eram muito valorizados podem perder o valor por uma série de motivos: o mau uso, a falta de conservação ou o fato de o próprio lugar que ocupam ter sofrido degradação socioeconômica e não mais atrair o interesse das pessoas. É a depreciação.

Ao contrário, outro lugar pode ter sido revitalizado, ou de novos empreendimentos, investimentos privados ou públicos, ou por melhoramentos urbanísticos e arquitetônicos. É a valorização. É um ciclo eterno.

O que compõe o preço

  • Localização: uma mesma rua pode ter pontos com características bem diversas e até opostas.
  • Construção: o tipo de material empregado na obra e no acabamento ajuda a compor o preço.
  • Idade: imóveis mais antigos costumam sofrer uma depreciação maior do que os novos, da mesma maneira que ocorre com os automóveis.
  • Benfeitorias: reformas e ampliações projetadas por bons arquitetos que utilizem material de qualidade elevam naturalmente o valor do imóvel, ao contrário, por exemplo, de uma divisória feita sem bom planejamento e com sobras de outras reformas.
  • Movimento do mercado: uma área que era cheia de atrativos, tanto econômicos quanto sociais, pode decair aos poucos, por causa da falta de investimentos em melhorias, por não despertar mais o interesse do público, porque a população não se renovou, porque a qualidade dos estabelecimentos que serviam o bairro se deteriorou etc.O movimento de mercado contrário –oferta de qualidade e procura em alta– e o empenho de grupos ou da comunidade local pode provocar a vitalização ou revitalização de uma localidade.A flutuação de preços é típica do mercado imobiliário. Quem trabalha com imóveis, é analista ou investidor no setor vê essa realidade dia a dia. Um bom indicador é o sobe-e-desce do preço médio do metro quadrado residencial e comercial, que ainda não recuperou os valores dos primeiros sete anos da última década.

Fonte: Guia Folha

Conheça os nossos serviços na Administração da Locação do seu imóvel
DERVILE IMÓVEIS
Avaliação Imobiliária

Se você mora em Curitiba/PR ou Região Metropolitana, solicite um orçamento para avaliação do seu imóvel:

Se vc tiver alguma dúvida, me escreva! ok

DERVILLE Imóveis

(41) 9178-6464 – Vivo | (41) 9822-3411 – Tim | (41) 8480-6144 – Oi
Skype: derville.imoveis | derville.imoveis@gmail.com

About these ads

Imobiliária: Comprar ou vender imóveis ? Ofertas imperdíveis de casas, flats, apartamentos, lofts, coberturas, duplex, condomínios, conjuntos comerciais, terrenos, Imóveis, imoveis, imóvel, imovel, imobiliárias, imobiliarias, imobiliária , imobiliaria, lote, lotes, imóveis em Curitiba. DERVILLE Imóveis. derville.imoveis@gmail.com | (41) 9178-6464 | (41) 9822-3411 | Skype: derville.imoveis | CRECI 17.086/PR

Publicado em Avaliação de Imóveis, Dicas
52 comments on “O valor de um imóvel!!! Como calcular???
  1. Camila disse:

    Olá

    Gostaria de saber como calculamos o valor de uma cobertura. Por exemplo, sao 200 mts2, dos quais 120 sao úteis e 80 área externa da cobertura.

    Existe um percentual do mt2 do apto para se chegar a um valor do total ap + cobertura?

    Obrigada,

Deixe o seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: